Congresso Técnico 2025
PRINCIPAL
Título I – Estrutura
Art. 1 – Após apresentação e votação dos Representantes presentes no Congresso Técnico dia 01/02/2025, definiu-se que a estrutura do Campeonato Interno de Futebol 2025.
EQUIPES PRINCIPAL PRESENTES:
CRUZEIRO – Vitor
BOTAFOGO – Milton
CATANDUVENSE – Arthur
PORTUGUESA – Lauro
CRICIÚMA - César
SANTOS – Biriba
Título II - Forma de Disputa
Art. 2 – O Campeonato será disputado em 3 partes, Taça ECB, Copa ECB e GRANDE FINAL, com a participação de 6 equipes, Cruzeiro, Botafogo, Catanduvense, Santos e Portuguesa e Criciúma, tendo sua divisão da seguinte forma:
COPA ECB
1ª Fase – Classificação turno x returno
2ª Fase – Repescagem
2ª Fase - Semifinal e Final
TAÇA ECB
1ª Fase – Classificação turno x returno
2ª Fase – Repescagem
2ª Fase - Semifinal e Final
GRANDE FINAL
Campeão da Taça ECB x Campeão da Copa ECB
Art. 3 – 1ª FASE COPA E TAÇA E.C.B
A 1ª fase COPA e TAÇA na categoria PRINCIPAL, as equipes jogarão entre si em turno e returno, tendo a sua classificação definida por pontos conquistados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE 1ª FASE
Ao término da 1ª Fase em todas as categorias, havendo empate em número de pontos ganhos entre duas ou mais equipes, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação de critérios:
1º - W.O. - a equipe será considerada perdedora em todos os quesitos no caso de empate com outras equipes.
2º - Maior número de vitórias na fase.
3º - Confronto direto entre duas equipes.( caso o empate ocorra em mais de duas equipes este critério será desconsiderado )
4º - Maior saldo de gols na fase.
5º - Maior número de gols pró na fase
6º - Melhor gol avereage durante a fase.
7º - Menor número de cartões vermelhos recebidos na fase.
8º - Menor número de cartões amarelos recebidos na fase.
9º- Sorteio
§1.ª Na hipótese da aplicação do "gol avereage", dividir-se-á o números de gols prós pelos contra, considerando-se classificada a equipe que obtiver maior quociente ou quando uma equipe não sofrer gols.
§2.ª Em caso de W.O. por parte de uma equipe que interfira no saldo de gols na classificação do campeonato o resultado contra esta equipe será desconsiderado para a classificação.
ART. 4 – 2ª FASE REPESCAGEM – COPA e TAÇA ECB
A 2ª fase Repescagem na categoria PRINCIPAL, será disputada em 1 jogo entre as equipes classificadas em 3º x 6º e 4º x 5º definida por pontos conquistados na 1ª Fase.
JG 1 - 3º Colocado x 6º Colocado
JG 2 - 4º Colocado x 5º Colocado
§ 1 - Ao término havendo empate em número pontos o desempate far-se-á de acordo com a classificação final da 1ª FASE
ART. 5 – 2ª FASE SEMIFINAL COPA E TAÇA ECB
A 2ª fase Semifinal Ouro Copa na categoria PRINCIPAL, será disputada em 2 jogos entre as equipes classificadas em 1ª e 2ª colocadas na 1ª FASE e as equipes vencedores do JG 1 e JG 2 das 2ª Fase Repescagem Copa EC.
JG 1 - 1º Colocado x 2º Melhor Classificado da Repescagem - 2 JOGOS
JG 2 - 2º Colocado B x 1º Melhor Classificado da Repescagem - 2 JOGOS
§ 1 - Ao término da Fase havendo empate em número Pontos e saldo de gols ao final dos dois jogos o desempate far-se-á de acordo com a classificação final da 1ª FASE
ART. 6 – 2ª FASE FINAL E TAÇA ECB
A 2ª fase Final Copa e Taça ECB nas categorias Principal, será disputada entre os vencedores da Semifinal OURO (JG 1 x JG 2) em 1 jogo, tendo a sua classificação definida por pontos conquistados.
JG 5 - Vencedor do JG 1 x Vencedor do JG 2 ( 1 JOGO )
§ 1 Ao término da 2ª FASE FINAL OURO COPA E TAÇA ECB, havendo empate no número de pontos conquistados entre as equipes após o decorrer do jogo, ocorrerão 05 (cinco) cobranças de penalidades máximas; mantendo-se o empate, serão realizadas cobranças alternadas até a definição do vencedor.
ART. 7 – GRANDE FINAL
A GRANDE FINAL nas categorias PRINCIPAL, será disputada em 1 jogo entre as equipes CAMPEÃS DA COPA ECB X TAÇA ECB, tendo a sua classificação definida por pontos.
JG - CAMPEÃO DA COPA ECB x CAMPEÃO DA TAÇA ECB
§ 1 - Caso a equipe Campeã da Copa seja a Mesma Campeã da taça este jogo não acontecerá, sendo declarada Campeã do Campeonato Interno de 2025.
§ 2 Ao término da GRANDE FINAL, havendo empate no número de pontos conquistados entre as equipes após o decorrer do jogo, ocorrerão 05 (cinco) cobranças de penalidades máximas; mantendo-se o empate, serão realizadas cobranças alternadas até a definição do vencedor.
Título III – Definições do Congresso
ART. 8 – GOLEIROS
No ano de 2025 permanece a participação de goleiros que completam a idade de 18 anos em 2025.
Será permitida a participação de um associado devidamente INSCRITO no Campeonato Interno de 2025 por outra equipe no Gol.
§ 2 - Caso o Associado venha a ser JULGADO pela CJECB em virtude de algo ocorrido no jogo, o mesmo irá cumprir seus jogos de SUSPENSÃO EM TODAS AS CATEGORIAS.
§ 3 - Caso o Associado seja Punido com Cartão Amarelo ou Vermelho no jogo e não seja julgado pela CJECB, as advertências serão aplicadas somente no jogo para a equipe na qual ele atuou, não acumulando as advertências em outras equipes ou a sua de origem.
§ 4 – O atleta inscrito como goleiro não terá sua taxa cobrada para poder atuar no campeonato interno sendo ele sócio frequentador, caso o mesmo jogue alguma partida na linha por sua equipe original será emitido uma taxa de inscrição.
ART. 9 – PARTICIPAÇÃO NAS FINAIS:
§1 Na Copa ECB, todo associado que efetuou sua associação no ano de 2025 e todo Sócio Convidado Futebol 2025, deverá assinar a súmula pelo menos em 2(duas) partidas na 1ª FASE, no horário do jogo de sua respectiva equipe em campo, para poder atuar na 2ª FASE Repescagem, SEMIFINAL e FINAL.
§2 Na TAÇA ECB, todo associado que efetuou sua associação no de 2025 e todo Sócio Convidado Futebol 2025, deverá assinar a súmula pelo menos em 1(uma) partidas na 1ª FASE, no horário do jogo de sua respectiva equipe em campo, para poder atuar na 2ª FASE Repescagem, SEMIFINAL e FINAL.
§ 3 PARA ATUAR NA SUPERFINAL, o associado deverá cumprir o §2 do art.9
§ 4 Os associados do clube que efetuaram sua associação anterior a 2025, não terão a obrigação de assinar a súmula na 1ª Fase para poder atuar na 2ª Fase, mas devem estar com o pagamento em dia da taxa do campeonato e devidamente inscrito durante a 1ª FASE em sua respectiva equipe.
Para participar da Grande Final o Associado deverá estar inscrito na equipe Campeã da Copa ou da Taça ECB e atuando pela equipe durante a realização da Taça ECB, obedecendo os critérios de participação descritos acima nos parágrafos §2 e §3.
ART. 10 – Horários dos jogos
Os horários Oficiais para o ano de 2025 na categoria principal são:
§1- Rodada com 2 Jogos só com a categoria principal:
1º horário – 09h45
2º Horário – 11h30
§2- Rodada com 2 Jogos com a categoria Sessentão na rodada:
1º horário – 11h30
2º Horário – 13h15
§3 - Rodada com 3 Jogos só com a categoria principal:
1º horário – 09h45
2º Horário – 11h30
3º Horário – 13h15
§4- Rodada com 3 Jogos com a categoria Sessentão na rodada:
1º horário – 11h30
2º Horário – 13h15
3º Horário – 15h00
§5 - FINAL OURO E GRANDE FINAL – 09H45
ART. 11 – CRONÔMETRO ENTRE 1º E 2º E 2º E 3º JOGOS
Será dado a tolerância de 10 minutos entre um jogo e outro.
§1 – As equipes deverão iniciar a partida até o limite estabelecido no art.12
§2 – A equipe que reunir 7 atletas em condições de jogo deverá iniciar a partida dentro da tolerância de 10 minutos, caso ela se recuse a iniciar a partida mesmo contendo o número mínimo de atletas aptos a iniciar a partida, a equipe adversária terá o direito de solicitar o W.O. ou optar pelo acionamento do cronômetro.
§3 - Caso a equipe opte pelo W.O. será considerado como W.O por atraso e A EQUIPE CAUSADORA sofrerá as punições de acordo com o regulamento da competição.
§4 – Caso a equipe adversária opte pelo acionamento do crônometro o mesmo será acionado e será dado o limite de mais 10 minutos para iniciar a partida, caso ela não ocorra a equipe causadora da não realização da partida será declarada perdedora por WO, oficializado pela Coordenação.
ART. 12 – ALTERAÇÕES DE JOGOS
§1 - Será aceito solicitação de alteração de jogo até quinta-feira da semana do jogo, sempre em acordo com os patronos envolvidos
§2 - Não será permitido alterações de jogos que ultrapassem as datas limites de cada fase, mesmo que exista comum acordo entre as equipes.
§3 – As solicitações de alterações de horários e rodada deverão ser acertadas com os patronos de acordo com os horários estabelecidos na grade do campeonato interno de 2025 caso exista a possibilidade e autorização da coordenação.
ART. 13 – VETO DE ARBITRAGEM
Será permitido o veto de 3 (três) árbitros/assistentes por Patrono.
ART. 14 – Agressões
Toda Agressão física praticada em direção aos Representantes do clube, Funcionários e Equipe de arbitragem relatadas, ocasionará a suspensão imediata do associado nas atividade vinculas aos Campeonato Interno.
ART. 15 – INTIMIDAÇÂO A ARBITRAGEM, REPRESENTANTES, FUNCIONÀRIOS E ATLETAS
Toda intimidação que seja caracterizada como ameaça pessoal relatada por parte dos atletas em direção aos Representantes do clube, Funcionários e Equipe de arbitragem relatadas, ocasionará a suspensão imediata do associado nas atividade vinculas aos Campeonato Interno.
A pedido dos Patronos no congresso técnico, todo Atleta que se sentir intimidado deverá procurar a secretaria do clube e fazer um registro de ocorrência contra o associado, para devidas tratativas administrativas.
Departamento de Esporte
|